Identificação e ligação dos terminais de um motor de indução trifásico
Palavras-chave – motor, indução, identificação motor.
I. Introdução
O motor de indução trifásico é o motor mais importante em aplicações industriais devido as suas características de baixo custo, baixa manutenção e sua robustez.
Um motor de indução é composto basicamente de duas partes: estator e rotor. O espaço entre o estator e o rotor é denominado de entreferro. O estator constitui a parte estática e o rotor a parte móvel. O modelo mais utilizado para estudo de motores de indução é dado a seguir, conforme mostra a Figura 1.
Figura 1. Modelo T de motor de indução A aplicação de tensão alternada nos enrolamentos do estator irá produzir um campo magnético variante no tempo que devido à distribuição uniforme do enrolamento do estator irá gerar um campo magnético resultante girante na velocidade proporcional à frequência da rede trifásica. Os motores podem ser constituídos por 1 ou 2 grupos de enrolamentos trifásicos. No primeiro caso, como são 3 enrolamentos, cada qual com um início e um fim, haverá 6 terminais disponíveis (motor de 6 pontas); no outro caso, um dos grupos pode ou não estar conectado internamente, configurando motores de 9 ou 12 pontas.
Na terminologia americana os terminais dos motores de indução trifásicos são marcados por números. Os terminais marcados por 1-2-3 são para ligação à linha