Maquinas eletricas
1. MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICO
1.1 Motores elétricos trifásicos
2. CONSTRUÇÃO
2.1 Estator
2.2 Rotor
2.3 Entreferro
3. TIPOS DE MOTORES TRIFÁSICOS
3.1 Motores trifásicos assíncronos
3.2 Motores trifásicos síncronos
3.3 Motores monofásicos
4. LIGAÇÃO DE MOTORES TRIFÁSICOS
5. PLACA DE IDENTIFICAÇÃO DE MOTORES TRIFÁSICOS
6. BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS
1. Motores de Indução Trifásicos
1.1 Motores elétricos trifásicos
A maior parte da energia elétrica produzida industrialmente é gerada em corrente alternada (CA) e isso justifica o amplo uso desses motores.
Motor Elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica. Assim ao ligarmos um motor á rede elétrica, ele irá absorver uma dada quantidade de energia elétrica e, em troca, acionará uma carga.
Motor de indução é um motor elétrico construído de tal maneira que se têm dois campos magnéticos girantes.
2. CONSTRUÇÃO
A estrutura e construção de um gerador de indução é a mesma que a de um motor. Um motor de indução é composto basicamente de duas partes: Estator e Rotor.
Rotor: que é a parte móvel
Estator ou Carcaça: que é a parte fixa
O espaço entre o estator e o rotor é denominado entreferro. O estator constitui a parte estática e o rotor a parte móvel. O estator é composto de chapas finas de aço magnético tratado termicamente para reduzir ao mínimo as perdas por correntes parasitas e histerese. Estas chapas têm o formato de um anel com ranhuras internas (vista frontal) de tal maneira que possam ser alojados enrolamentos, os quais por sua vez, quando em operação, deverão criar um campo magnético no estator. O rotor também é composto de chapas finas de aço magnético tratado termicamente, com o formato também de anel (vista frontal) e com os enrolamentos alojados longitudinalmente.
Existem dois tipos de geradores ou motores de indução:
Gerador de Indução Gaiola de esquilo: No qual o rotor é composto de barras de material