Responsabilidade social dos engenheiros
Introdução
O conceito de responsabilidade social está diretamente ligado ao fato de que qualquer pessoa é diretamente responsável pelos impactos que suas práticas e ações produzem, não referindo aqui apenas ao seu redor, mas as consequências de suas atitudes têm amplitude maior.
Para o Engenheiro o exercício de sua profissão é a gestão dos negócios não restrita apenas ao resultado econômico da atividade produtiva, mas à contínua aprendizagem, inovação subsidiadas nas práticas de gestão, na vontade, na qualificação, capacitação e conhecimento das ferramentas e técnicas associadas, para que possa prestar um serviço de relevância à sociedade, desta forma torna-se necessário a formação do engenheiro socialmente responsável, diretamente alinhado com os princípios que norteiam a Responsabilidade Social.
Engenheiro
Engenheiro é o profissional que procura aplicar conhecimentos empíricos, técnicos e científicos à criação e à modificação de mecanismos, estruturas, produtos e processos que se utilizam na conversão de recursos naturais e não naturais em formas adequadas às necessidades do ser humano e do mio que o cerca.
Neste contexto deve o engenheiro ser um profissional que apresente um perfil oriundo de uma formação generalista, humanista, critica e reflexiva, e ser capacitado de absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação critica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista em atendimento às demandas da sociedade, sendo fundamental que desenvolva competências científica e tecnológica com gestão ética, procurando harmonizá-las em função de suas habilidades técnicas, humana e conceitual.
Conceito de responsabilidade social
A palavra responsabilidade deriva do latim respondere, responder. No dicionário Michaellis, responsabilidade é a qualidade de responsável, que responde