Identificação dos ânions sulfato, carbonato, fostato
Discente: Aparecido de Marques Freitas Joel Junior José Aparecido
Disciplina/Semestre: Química Analítica Qualitativa Experimental/ 3º Semestre
Docente: Danilo Antônio Giarola Jaqueline Camisa
LONDRINA – 2011
RESUMO
Utilizando-se de alguns testes experimentais, foi possível determinar qualitativamente os ânions sulfato, carbonato, cloreto, brometo, iodeto, oxalato, cromato e nitrato, em amostras desconhecidas.
INTRODUÇÃO
Solubilidade dos precipitados.
Um grande número de reações utilizadas em análise qualitativa inorgânica envolve a formação de precipitados. Um precipitado é uma substância que se separa de uma solução, formando uma fase sólida. O precipitado pode ser cristalino ou coloidal e pode ser removido da solução por filtração ou centrifugação. Forma-se um precipitado quando uma solução torna-se supersaturada com uma substância em particular. A solubilidade de uma substância depende de vários fatores, como temperatura, pressão, concentração de outros materiais na solução e da composição do solvente. Entretanto, apenas a temperatura afeta consideravelmente um sistema, com relação à solubilidade das substâncias envolvidas. Na grande maioria das vezes, o aumento da temperatura provoca o aumento da solubilidade das substâncias (o sulfato de cálcio é um exemplo em que ocorre o oposto). (VOGEL, 1981, p. 82).
Precipitação
Quando se requer um excesso de um reagente na formação de um precipitado, isso não significa que uma quantidade excessiva deva ser empregada. Na maioria dos casos, a menos que seja especificamente estipulada, só uma quantidade moderada, além daquela requerida para completar a reação, é necessária. (VOGEL, 1981, p. 165).
Sulfato, SO42- Solubilidade: Os sulfatos de bário, estrôncio e chumbo são praticamente insolúveis em água, os de cálcio e