Identificação dos riscos e da insalubridade das ocupações do centro histórico de são luís
O retrato das condições de desenvolvimento urbano, arquitetônico, limpeza pública e qualidade de vida no Centro do Patrimônio Cultural Ludovicense.
Raíssa Maria Gomes Brito2
SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO. 2 LOCALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO. 3 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS 4 REVISÃO DE LITERATURA. 5 RESULTADOS E DISCUSSÕES. 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS. REFERÊNCIAS E ANEXOS
RESUMO
O presente trabalho apresentar e reconhece os ambientes e pontos de riscos e insalubridade das ocupações do Centro Histórico de São Luís, revelando que a qualidade ambiental, a limpeza pública, e a rede de esgoto que são necessárias para proporcionar condições de segurança e de saúde para a população, não são prioridades no referido sítio histórico. Dessa forma, muitos problemas são reconhecidos pela própria percepção de moradores e turistas, trata-se de dificuldades que tem soluções, e que por vezes possui a colaboração de projetos revitalizantes, mas muitos casarões se encontram abandonados, e/ou em ruínas.
Palavras-Chave: Riscos. Insalubridade. Qualidade. Ambiental. Limpeza. Pública. Centro Histórico. São Luís. Segurança. Saúde.
1 INTRODUÇÃO
Em meio aos avanços científicos, tecnológicos, políticos e ideológicos a humanidade teve a chance de progredir através do melhoramento das condições de saúde e de seus ambientes. Grandes cidades do mundo todo tiveram a oportunidade de preservar os espaços de reprodução da dinâmica cultural e social que aconteceram ao longo dos anos e de propiciar boas condições para os citadinos. Entretanto, os problemas constantes que afetam e refletem na vida das populações são perceptíveis dentro do cenário brasileiro, que apesar de ter uma economia crescente, não consegue proporcionar as condições básicas de sobrevivência para as pessoas e o meio ambiente.
A qualidade de vida no contexto urbano é mensurado através de vários indicadores, entre