Identificação de substâncias e reatividade de metais
Identificação de Substâncias e Reatividade de Metais
Aluno: ______________________
Turma:______________
Prof.ª:________________
Juazeiro, 24 de Março de 2012.
01.Introdução.
[1] Metais comumente encontrados no cotidiano, embora não estejam em seu estado puro, possuem características particulares, cujo tornam-se essenciais para a humanidade, devido suas propriedades. Os materiais metálicos possuem resistência, da qual os fazem mais utilizáveis que outros elementos, por causa dos seus átomos mais unidos que compõem a liga metálica, na prática eles são escolhidos para compor elementos de construções civis, como vigas, e cabos de aço. Além de serem bons condutores elétricos e ter altas medidas de ponto de fusão e ebulição. [2] A densidade (absoluta - d) de um elemento é calculada pelo quociente entre massa (m) e o volume (v). Serve para saber o quanto de matéria existe em determinado volume. d = m_ v [3] A fila de reatividade demonstra em ordem crescente os metais cujo possuem mais poder de reagir, de tender a ceder elétron e ficarem menos nobres.
Fila de reatividade química dos metais. Ex: Fe + 2HCl Fe Cl2 + H(g) A reação ocorre, pois o Ferro (Fe) desloca o Hidrogênio (H), por ser mais reativo do que ele.
[4] Para que reações ocorram se analisa vários aspectos, como temperatura (interferindo na agitação de moléculas), fila de reatividade (imagem acima), concentração (saturado ou insaturado), além de que se a cor for alterada, houve reação. Podendo ser reações de quatro tipos, dupla - troca, e simples troca: ocorrido neste experimento (ou deslocamento – é quando uma substância simples reage com uma substância composta para formar outra substância simples e outra composta) outra categoria é reações de oxi-redução (ou redox – simplificando, ocorre em todas reações de simples-troca.) [5] Segundo Bohr, os elétrons estão distribuídos em camadas fora do núcleo dos átomos, formando órbitas