Identificação de substancias e reatividades dos metais
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
RELATORIO DO EXPERIMENTO:
IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS E REATIVIDADE DE
METAIS
Data:23/01/2013
Juazeiro - Bahia
1. INTRODUÇÃO
As propriedades das matérias são características que permitem reconhecer as substâncias e distingui-las das demais. Elas podem ser classificadas em propriedades físicas e químicas. As propriedades físicas são aquelas onde pode ser feitas as medidas na substância sem que haja uma alteração na identidade e na composição, são exemplo de propriedades físicas a cor, o dor, a densidade, o ponto de fusão e a dureza. Por sua vez, as propriedades químicas descrevem como uma substância pode alterar e reagir ao entrar em contanto com outra substância[1], são exemplos de propriedades químicas a eletronegatividade, a afinidade eletrônica ou eletroafinidade, a energia de ionização, raio atômico e a reatividade química[2].
1.1-
Reatividade Química
A reatividade química dos metais varia com a eletropositividade, logo quanto mais eletropositivo for o elemento, mais reativo será o metal. Os metais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência de perder elétrons, logo, formam íons positivos com mais facilidade.
Neste sentindo, pode-se organizar os metais numa fila de reatividade que está relacionada com a capacidade de cada metal doar elétrons. Onde quanto mais o eletropositivo é o metal mais reativo ele é. Na tabela abaixo podemos ver a fila de reatividade dos metais, onde revela quais metais reagem mais facilmente, ou seja, quais possuem maior tendência de doar elétrons ou maior eletropositividade.
Observe que o hidrogênio não é um metal, mas ele foi incluído na fila de reatividade porque aparece em determinadas substâncias (como os ácidos) e é capaz de formar o cátion hidrônio (H3O+) ou simplesmente o cátion hidrogênio (H+), que, por sua vez, pode receber elétrons, formando gás hidrogênio e água.
Com o hidrogênio incluído na fila de reatividade é possível determinar a reatividade
dos