Identificação de Fraudes
FRAUDES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS EM SISTEMAS CONTÁBEIS E EMPRESARIAIS
RESUMO CRÍTICO
AUDITÓRIA DE SISTEMAS INTERNOS
UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
SALVADOR
04/12/2013
Neste artigo é criticado e discutido as diversas vertentes e considerações sobre ocorrência de fraudes. Especialmente na era da tecnologia da informação, redes e acesso fácil a internet. O ambiente onde ocorre toda esta abordagem é o organizacional e, especificamente no âmbito dos sistemas de informações contábeis e empresariais, avaliando suas correlações e o outro lado por trás de todos os seus benefícios.
O texto a todo momento busca conceituar e caracterizar o assunto em questão discorrendo sobre as diversas formas e técnicas de fraudes existentes de forma macroestrutural, chegando a era da tecnologia, dos computadores e internet, que juntos abrem espaço para o surgimento de um “novo” tipo de crime bastante recorrente na atualidade, e que vem causando grandes problemas e prejuízos dentro do mundo empresarial, as fraudes realizadas com a utilização dos computadores.
Há uma avaliação da susceptibilidade das empresas a ocorrência de fraudes, que de forma geral sempre foram comuns, porém com o auxilio do desenvolvimento da Tecnologia da Informação, permitiu a elas o crescimento em larga escala, com um nível de especialização que nunca foi comum, contando ainda com a agravante de constituírem crimes cuja dificuldade de detecção é muito alta.
É apresentado inclusive algumas estimativas sobre a ocorrência de ataques por harchers e os tipos mais comuns de crimes realizados com o uso do computador. Porém ao mesmo tempo é citado que muitos dos crimes que ocorrem sequer são relatados pela organização e estão fora das estatísticas, ou seja, os dados reais podem ser muitos mais assustadores que os apresentados no artigo.
No decorrer do texto é citada algumas técnicas para