Identificação de cátions do grupo ii
OBJETIVO: Identificar os precipitados, observando o acúmulo dos cátions
INTRODUÇÃO:
Os cátions de metais do grupo II apresentam como característica importante, o fato de seus sulfetos serem insolúveis em ácidos minerais diluídos, ao contrário dos sulfetos do grupo III que são solúveis neste meio. Esta diferença de comportamento é usada para separar os íons deste grupo dos íons dos outros grupos. Os cátions do grupo II são divididos em dois subgrupos:
a) Grupo II A ou subgrupo do cobre: Bi+2 , Pb+2 , Hg+2 , Cu+2 , Cd+2 .
b) Grupo II B ou subgrupo do arsênio: As+3, As+5 , Sb+3 , Sb+5 , Sn+2 e Sn+4 .
Os sulfetos do subgrupo do cobre são insolúveis numa solução de hidróxido de sódio, enquanto os sulfetos do subgrupo do arsênio são solúveis. Esta diferença de comportamento é usada para separar os cátions do grupo do cobre dos cátions do grupo do arsênio.
Os íons deste grupo formam sulfetos escassamente soluções são precipitados quando uma solução imediatamente ácida é saturada com H2S. Por causa da solubilidade moderada do PbCl2 e da baixa solubilidade do PbS, o íon chumbo (II) é um membro deste grupo, bem como do Grupo da Prata. As posições dos membros do Grupo do Cobre-Arsênio e dos elementos menos comuns que também formam sulfetos em soluções de concentração 0,1-0,3 mol L-1 em HCl. O sulfeto de prata precipitaria também o íon prata se este não tivesse sido removido como cloreto no 1º grupo de cátions.
PRECIPITAÇÃO DO GRUPO
Os cátions do Grupo do Cobre-Arsênio formam compostos muito insolúveis com o íon sulfeto. A separação dos cátions desse grupo é possível por causa da solubilidade excepcionalmente baixa dos sulfetos deste grupo. Mesmo que a concentração do íon seja muito baixa, ela é suficiente para precipitar os cátions deste grupo. Assim, pelo controle cuidadoso da concentração do íon sulfeto pode-se separar este grupo de cátions. Numa solução saturada de