Identificação das formas de descarte do óleo comestível usado, para redução da poluição doméstica nos recursos hídricos de joinville – sc.
COMESTÍVEL USADO, PARA REDUÇÃO DA POLUIÇÃO
DOMÉSTICA NOS RECURSOS HÍDRICOS DE JOINVILLE – SC.
Ramiro Baggenstoss
Orientadora: Professora Daniela Cristina Martins Henschel
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
PÓS-GRADUAÇÃO em Gestão e Educação Ambiental - LATO SENSU
01/02/2012
RESUMO
Este artigo, resultado de pesquisa de campo e bibliográfica que teve por objetivo fazer um breve estudo sobre o descarte do óleo comestível na cidade de JoinvilleSC, evidenciando a falta de conhecimento da população sobre a reciclagem do óleo comestível usado e as consequências do descarte no meio ambiente. Considera-se que estas atitudes provocam contaminação do solo e dos recursos hídricos e consequente redução de água potável no planeta. A Educação Ambiental têm papel primordial na divulgação das práticas adequadas para preservação e proteção dos recursos hídricos e esclarecer, de forma científica, as consequências do lançamento do óleo usado no meio ambiente. Conforme identificado nos resultados do questionário, aplicado neste trabalho, o ‘Programa ÓLEO E ÁGUA não se misturam’, da Companhia Águas de Joinville e seus parceiros, apresentou o maior número de citações como destino do óleo usado. Entendemos que o mesmo possui uma grande abrangência no município de Joinville, em função da parceria com o processo de coleta seletiva urbana, executado pela empresa Ambiental J oinville, além de inúmeros postos de coleta distribuídos pelo município. Entendemos também que trata-se de um processo industrial de reciclagem, com maior eficiência e melhor aproveitamento dos resíduos.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Gestão Ambiental , óleo comestível usado, descarte.
1
INTRODUÇÃO
A água é um direito humano, indispensável para uma vida saudável e digna.
A falta de gestão preventiva dos mananciais (recuperação, proteção e preservação das áreas produtoras de água), a crescente poluição dos mananciais,