Identificar e caracterizar os conceitos de comunicação
a) Características do conceito funcional de comunicação (BARBOSA, 2009. p. 241 – 242) O olhar predominante nos estudos funcionalistas é o do emissor, e o sistema social é compreendido como um organismo em que as partes desempenham função de integração, adaptação e manutenção do próprio sistema. O fim não é o sujeito, mas o sistema. Não é a sociedade que permite ao homem alcançar seus fins, são os homens que, cumprindo sua função e exercendo seus papéis, garantem à sociedade a possibilidade de atingir suas finalidades, e a principal delas é assegurar a própria auto-regulação b) Características do conceito crítico de comunicação (BARBOSA, 2009. p. 242 – 244)
A teoria crítica denuncia o caráter ideológico das ciências e disciplinas setoriais e fragmentadas, compreendendo que, à medida que a análise de processos sociais é segmentada, perde-se a visão do todo, favorecendo a função de manutenção da ordem social vigente.
Essa teoria denuncia a "parceria ideológica" entre comunicação e capitalismo: os meios são vistos como instrumentos de dominação que atuam em diferentes campos - ético, estético, moral, político, social. Atribui-se aos meios um poder avassalador, em que o conflito vivido pelo indivíduo é solucionado com uma visão não-crítica dos valores impostos. Para os pensadores dessa escola não existe a autonomia, e a "individualidade é substituída pela pseudo-individualidade.
O sujeito é, na verdade, um objeto. O sujeito encontra-se vinculado a uma identidade sem reservas com a sociedade. A forma de romper com essa realidade resgatando a condição de sujeito ao receptor seria pela denúncia das relações existentes, porém não visíveis, entre os interesses e as relações de poder do Estado e o capital
c) Características do conceito cultural de comunicação (BARBOSA, 2009. p. 244 – 247)