Identidade e valores
X
ANGÚSTIA, NECESSIDADES E DESESPERO.
IDENTIDADE
Conceito: Segundo Erikson, a identidade é uma permanente e interior igualdade-consigo-mesmo como também uma permanente participação a determinados caracteres específicos de grupo. Essa comporta, pois, uma relação de troca entre uma individualidade e a pertença de grupo. A identidade vem experimentada como sentimento de ser si mesmo, de realizar-se, de viver em igualdade e continuidade interior, aprovado pelo ambiente que conta para o indivíduo. No cerne da realidade histórica a identidade aparece como a soma de todas as imagens, idéias e forças que infundem numa pessoa ou num povo o sentimento de ser e de agir como realmente são .
Segundo a nossa fé, quem somos nós?
Rm 8,14-17: FILHOS E HERDEIROS 14 Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15 E vocês não receberam um Espírito de escravos para recair no medo, mas receberam um Espírito de filhos adotivos, por meio do qual clamamos: Abba! Pai! 16 O próprio Espírito assegura ao nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 E se somos filhos, somos também herdeiros: herdeiros de Deus, herdeiros junto com Cristo, uma vez que, tendo participado dos seus sofrimentos, também participaremos da sua glória.
VALORES É tudo aquilo que na avaliação individual ou social é considerado digno de ser desejado, bom, enriquecedor, útil, capaz de promover e tornar feliz. Sobre esta base se distinguem diversos grupos de valores: estéticos, religiosos, morais, artísticos, econômicos, etc.em relação a todos estes valores a pessoa humana se situa afirmando-os, respeitando-os, desejando-os. Aquilo que ela conhece e compreende como valor se transforma para ela numa riqueza de significados, desperta o seu interesse, provoca-a a uma tomada de posição. São os valores que influenciam o pensar e o agir das pessoas.
Quais são os valores dos filhos e herdeiros?
Gl 6,22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência,