discutir valores que favorecem a consciência e a descoberta da nossa identidade
Vygotsky e Piaget: teorias de aprendizagem
Jean Piaget e Lev Semenovitch Vygotsky são teóricos importantes no campo da Educação. Seus trabalhos influenciaram grande parte do pensamento atual sobre o desenvolvimento da criança e o processo de aprendizagem. Piaget considera que o crescimento cognitivo da criança acontece através de assimilações e acomodações. A assimilação ocorre quando o sujeito incorpora a realidade a seus esquemas mentais, que podem acomodar-se na mente do indivíduo, levando à construção de novos esquemas de assimilação. Para Piaget, "todo sistema de assimilação é construído e toda abordagem à realidade supõe um esquema de assimilação" (OSTERMANN & CAVALCANTI, 2010). Já Vygotsky está mais focado em analisar a influência do meio na formação do sujeito e discorre que o desenvolvimento humano ocorre através da interiozação de instrumentos e signos. Elaborou o conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal, como sendo a distância entre o nível de desenvolvimento real e potencial do indivíduo que pode ser atingido através da aprendizagem. Ambos os autores consideram o brincar como forma essencial para o desenvolvimento do universo simbólico da criança.
O brincar e o desenvolvimento infantil entre 2 a 7 anos
Segundo os autores, durante os primeiros anos de vida (até 2 a 3 anos) as crianças agem em busca da resolução e satisfação imediata de seus desejos, realizando e repetindo exercícios motores pelo simples prazer funcional. Assim, essa primeira fase seria constituída pelo avanço na "inteligência prática" (ALMEIDA, 2014).
O próximo estágio (entre 2 a 7 anos) se caracteriza pela emergência de vontades não realizáveis a curto prazo. Como a necessidade de satisfação imediata permanece, a criança recorre à brincadeira como via de substituição para tal, começando a desenvolver sua imaginação (VYGOTSKY, 2008). O surgimento da linguagem também é