Identidade e mudanças
Alfabetização de mulheres adultas na comunidade Vietnã
Elaboração – Luiz Otávio Gomes dos Santos e Marina Albino
Com base no trabalho temático do mesmo nome de autoria de:
Luiz Otávio Gomes dos Santos
Marina Albino Dionisio
Helio Moura
Julia Michielin fasanella Chamis
Maria das Graças Bittencourt
I - RESUMO
O presente trabalho tem com objeto as mulheres adultas, cuja faixa etária está entre os 50 e 76 anos, que estão em processo de alfabetização na comunidade Vietnã, localizada no bairro do Jabaquara, zona sul de São Paulo, e integram o Projeto MOVA – Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, modalidade da Secretaria Municipal de Educação (SME), criada a 25 anos, pelo educador Paulo Freire.
Ao optar por este tema foram traçados alguns objetivos. Em primeiro lugar saber se ocorrem mudanças na vida destas mulheres em todo o seu contexto – família, trabalho, relacionamentos, como estas mudanças ocorreram , em que dimensão e qual o impacto, após ter iniciado o processo de alfabetização, na elaboração da percepção – de si – ou seja, a identidade individual. Depois se estas mulheres perceberam tais mudanças e que implicações promoveram em suas vidas.
Determinar o foco deste trabalho, não foi uma tarefa fácil, mas escolhemos em saber se e como o processo de alfabetização de adultos transforma a percepção sobre a trajetória individual de cada educanda. Para tanto, utilizamos de instrumentos de método qualitativo, entre eles observação e entrevistas. Os dados coletados no ambiente escolar do Projeto Mova, na comunidade Vietnã, cujo tempo gasto foi de dois meses, entre observação, num primeiro momento e de forma individual e em seguida com as entrevistas realizadas todas em um único dia. A observação feita por todos os membros do grupo para se sentir a relação entre os alunos, o ambiente e sua estrutura, a relação entre os alunos e a relação entre estes e o educador. As entrevistas, por sua