IDENTIDADE E DIFERENÇA: UMA INTRODUÇÃO TEÓRICA E CONCEITUAL
José Aniervson Souza dos Santos
WOODWARD, Kathryn. Uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
DADOS BIBLIOGRÁFICOS
“Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais” é um livro que fora escrito por três autores(as). Dentre eles(as), Kathryn Woodward que escreveu o primeiro capítulo, qual será foco desta resenha, e outros dois autores. O segundo capítulo foi escrito por Tomaz Tadeu da Silva (organizador do livro) e o terceiro e último capítulo escrito por Stuart Hall.
IDENTIDADE E DIFERENÇA: UMA INTRODUÇÃO TEÓRICA E CONCEITUAL
Kathryn Woodward na introdução de seu capítulo inicia a discussão contando uma história que aconteceu na antiga Iugoslávia, narrada pelo escritor e radialista Michael Ignatieff. A história narra guerra e conflitos entre croatas e sérvios desenrolada num cenário de turbulência social e política. A autora ilustra essa história para discorrer a respeito da(s) identidade(s). A partir deste exemplo Woodward quer dizer que as “identidades adquirem sentido por meio da linguagem e dos sistemas simbólicos pelos quais elas são representadas” dizendo ainda que esta “representação atua simbolicamente para classificar o mundo e nossas relações no seu interior” (p. 8).
A esse respeito de analisar a ideia de representação para compreender como as identidades são construídas no caso dos croatas e sérvios, a autora aponta que é importante levar em consideração o que é visto como sendo a mesma coisa e o que é visto como sendo diferente nas duas identidades. Perceber também quem é incluído e quem é excluído.
Nesse sentido Woodward comenta que estes dois povos tem em comum, além de cinquenta anos de unidade política e econômica, a partilha do local e de aspectos culturais. Mas o que chama a atenção é que o argumento do soldado sérvio é que estes são totalmente diferentes dos croatas, até mesmo