identidade visual
Como você quer que sua marca seja identificada? Qual a identidade visual que você quer que ela tenha? Embora em um primeiro momento essa possa parecer uma decisão simples, se formos prestar bem a atenção notaremos que definir os elementos que tornarão fácil a identificação de uma marca não é uma tarefa fácil. Afinal, ela vai ser a responsável por passar a identidade da sua empresa para os consumidores, além de fazer com que dentre as mais inúmeras marcas que atuam no mesmo segmento que o seu, a sua identidade seja a mais lembrada. Quando bem escolhida e criada, ela cativa o cliente além de passar uma imagem sólida e de profissionalismo do produto.
É por isso que você tem que ter muito cuidado e atenção ao criar a identidade visual da empresa. Para que esse trabalho fique mais fácil, é interessante criar um guia que ajudará a nortear o trabalho.
Antes de elaborá-lo, pense na sua marca como se ela fosse uma pessoa. Após imaginar, pense em quais elementos combinam com a sua linha de produtos – como a essência da empresa pode ser traduzida – quem é o público-alvo e de que maneira a marca quer chegar até ele.
Depois que você conseguir responder a essas questões, está na hora de montar o seu guia. Nele você listará dados básicos que servirão como referência para qualquer projeto de design futuro.
Seguem elementos que você vai precisar incluir em seu guia de estilo:
1. Visão geral marca
Faça um pequeno resumo da empresa, defina a missão dela, quem são os clientes que ela quer alcançar e qual a personalidade dela. O que ela quer transmitir para as pessoas?
2. Variações logo
Faça diversas variações do logotipo da empresa. Você pode alterar as posições das cores, ou colocar e tirar algum detalhe dela, como por exemplo, o nome da empresa escrito em sua lateral. Reúna todas e descreva onde e quando usar cada uma delas. Liste o tamanho mínimo e proporções adequadas de seu logotipo para evitar qualquer alongamento ou alteração não desejada.
3.