Identidade nacional
A IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA*
Karin KreismannCarteri
1 INTRODUÇÃO
A identidade de um povo está presente no imaginário dos indivíduos, residindo e sendo transmitida culturalmente nas artes, na música, na literatura, na arquitetura, na mídia, na tradição oral, no folclore, etc.
A identidade nacional brasileira é uma construção que aglutina elementos sócio-culturais diversificados, oriundos de diferentes grupos etnológicos.
Embora não exista uma construção ordenada, guiada conscientemente por todos os envolvidos no processo de formação da identidade brasileira, os elementos sócio-culturais aglutinaram-se e são reconhecidos como componentes de uma identidade nacional baseado nas expectativas que o povo possui e também nas decisões oriundas da elite que os considera relevantes para corroborar a sua concepção de identidade nacional.
O processo de construção da identidade nacional exige a compreensão conceitual de suas etapas e características, bem como a percepção dos posicionamentos dos diferentes grupos sociais sobre a sua participação no mesmo.
O debate conceitual de correntes ideológicas diversificadas e a relevância dos grupos sociais na construção da identidade nacional brasileira são imprescindíveis para a compreensão da identidade nacional brasileira.
2 IDENTIDADE, NAÇÃO, CULTURA, MEMÓRIA, TRADIÇÃO
O inter-relacionamento de elaborações conceituais e ideológicas na construção da identidade nacional brasileira é evidente na análise dos autores que abordaram esta questão.
Diversos autores de diferentes posicionamentos ideológicos abordaram a cultura das classes populares como matéria-prima primordial da construção das nacionalidades nos Estados gerados nestes últimos 150 anos, sendo na cultura que isto se torna mais perceptível, pois, para que o regime de um Estado-Nação se legitime, é preciso que ele constitua um povo, culturalmente homogeneizando, em um território determinado.
A visão do que é