IDEB
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), apresenta uma série de indicadores que mostram a situação da educação no país. Estes indicadores foram agrupados em cinco grupos:
- contexto sociodemográfico
- condições de oferta
- acesso e participação
- gasto em educação
- eficiência e rendimento escolar
Do ponto de vista da qualidade das escolas, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador de qualidade educacional que junta informações de desempenho da Prova Brasil ou do Saeb e os dados obtidos no Censo Escolar. Esse índice classifica as instituições de ensino com notas de 0 à 10 tendo como critério o desempenho dos alunos.
E este é o objetivo deste trabalho, entender como este índice, criado pelo INEP, permite catalogar detalhadamente a educação brasileira, com dados por escolas, municípios e estados, além de mostrar quais escolas mais precisam de investimentos e cobrar resultados.
Dentro deste contexto foram realizadas entrevistas em escolas municipais cujos os respectivos nomes são: Escola Municipal José Ferreira Bastos e Escola Municipal Anna Amélia Queiroz, localizadas no município de Itabirito.
Trabalho
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo INEP, que é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais vinculado ao MEC, em 2007 e tem por objetivo medir a qualidade de ensino no território nacional, que serve como referencia para o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.
O IDEB consegue reunir em um único indicador, dois conceitos de igual importância para a educação: o fluxo escolar (rendimento dos alunos durante o ano letivo) e a média de desempenho nas avaliações do INEP, o que permite traçar metas de qualidade educacional para o sistema.
Temos que comemorar os resultados nos anos iniciais do fundamental. Houve avanço porque os investimentos estão sendo feitos na