IDEB
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que ana lisou os impactos da divulgação do IDEB na organização escolar e na organização do trabalho dos docentes das escolas municipal Maria das Graças Teixeira Braga e da escola municipal Maria Murta, situadas em Santa Luzia Minas Gerais.
Examinou como os resultados do IDEB vem sendo assimiladose utilizados pelas escolas e de que modo os docentes posicionam-se diantedesse índice. Para tanto, foi realizado entrevistas nestas escolas com o objetivo de investigar acerca do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
2 DESENVOLVIMENTO
Nas entrevistas realizadas nas escolas do município de Santa Luzia, o resultado do IDEB na escola municipal Maria Das Graças Teixeira Braga foi de 3,3, Já na escola Maria Murta o resultado foi de 3,0. As notas alcançadas pelas escolas não fazem parte da meta traçada pelas as escolas, nenhuma das duas escolas se diz satisfeito com o resultado, pelo contrario a insatisfação com as notas se torna visível ao decorrer das entrevistas. As docentes entrevistadas falaram dos projetos para o melhoramento das notas do IDEB, Nas duas escolas os professores estão aplicando exercícios semelhantes a prova Brasil para q os alunos possam ir se habituando aos conteúdos. Na escola Maria Murta foi criado o programa de apoio pedagógico que oferece aula de reforço aos alunos com dificuldades de aprendizagem sendo que este programa e feito no horário oposto ao das aulas.Vimos também um projeto no qual os alunos são incentivados a ler, este projeto já tem melhorado muito o resultado do IDEB. Dentre as vantagens citadas pelas docentes, destacam-se a troca de experiência entre os professores para a resolução dos problemas enfrentados, a melhoria na realização do trabalho e a realização do planejamento das atividades q serão desenvolvidas
3 CONCLUSÃO
Conclui-se portanto que mesmo com