Idealismo Etico
Possui ao menos três características distintas: ontológica, epistemológica e ética.
- Como ontologia, o idealismo afirma a existência de entidades espirituais ou ideais – as idéias -, que não podem ser reduzias a entidades materiais.
- Como epistemologia, defende a tese segundo a qual o mundo fenomênico, exterior, não é independente das representações dos sujeitos pensantes.
- Como ética, propõe concepções normativas da fundamentação e justificação da ação humana, da práxis, a partir da razão, dos princípios racionais.
No âmbito prático, cujo exemplo é da ética Kantiana, doutrina que supõe o caráter fundamental dos ideais de conduta como guias da ação humana, a despeito de uma possível ausência de exequibilidade integral ou verificabilidade empírica em tais prescrições morais.
Tipos de idealismo:
Idealismo Absoluto:
Idealismo Dogmático:
Idealismo Imaterialista:
Idealismo Transcendental: todos nós trazemos formas e conceitos, aqueles que não vêm da experiência (a priori), para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar. (Immanuel Kant)
Immanuel Kant Filósofo prussiano, considerado um dos grandes filósofos dos princípios da era moderna. Na apresentação transcendental do espaço, Kant determina as condições subjetivas ou transcendentais da objetividade. Se o conhecimento é relação, ou relacionamento (do sujeito com o objeto), não pode conhecer as coisas “em si”, mas “para nós”.