prova de filosofia estrela
Aparecida de Goiânia _______/_______/2014
Professor_ Djalma Oliveira de Souza
Aluno(a)______________________________________________Turma______Série_____
PROVA DE filosofia ( 2ºano)
Ética e Moral
Dentro do senso comum, existe uma constante confusão entre o conceito de ética e o de moral. São tidos como sinônimos, podendo isso ser explicado por uma relação intrínseca entre os dois. O texto a seguir busca, ao invés de propor definições absolutas, expor idéias diversas que nos levam a perceber várias diferenças entre o conceito de ética e o de moral, junto com a percepção da definição de ambas. Deve-se dizer no que tange ao conceito de ética, que o texto a seguir não consiste numa mera explicação, ou somente um agregado de conhecimentos enciclopédicos sobre o significado da palavra (embora isso esteja incluso), mas sim uma proposta sobre diversas propostas, uma diferenciação a mais entre ética e moral. Uma dessas propostas seria a dos filósofos que seguiram Kant, esses que hierarquizaram ética por sobre a moral:
Schelling: “A moral em geral coloca um imperativo que só se dirige ao indivíduo, e exige apenas a absoluta personalidade do indivíduo; a Ética coloca um imperativo que supõe uma sociedade de seres morais e assegura a personalidade de todos os indivíduos através daquilo que ela exige de cada um deles.”, e para Hegel, a ética seria o reino da moralidade. Mais uma proposta a se seguir tange para o ideal de ética de H. Spencer: “que entende a Ética como um fragmento de um todo de que ela é inseparável e que é o estudo da conduta universal (Data of Ethics, cap. I).”
Portanto, a meta do texto é levar ao leitor à possibilidade de reflexão sobre a abrangência do conceito de ética, e que limitá-lo a um sinônimo de moral seria um reducionismo, quebra de seu lado voltado para a sociedade concreta em relação ao seu lado universal, tão precioso dentro de suas definições, por motivos que irei