Hegel
Através desse trabalho, apresentam-se vida e obra de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Obteve ideias de grande influência nos séculos XIX/XX e influenciou todos os grandes acontecimentos históricos e espirituais de seu tempo e a partir dele. Hegel é considerado o maior expoente do “idealismo alemão”. Viveu numa das épocas mais transformadoras do mundo. A Independência dos Estados Unidos, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial construíram o cenário sobre o qual sua vida se passou. Sua filosofia baseada na dialética permitiu a ele guinadas radicais em seus pensamentos políticos. Quando jovem viu com satisfação a Revolução Francesa e seus desdobramentos como prova de que o andamento da história operava de acordo com o método dialético que preconizou. Na velhice, elogiou o arquiconservador estado prussiano. A filosofia que Hegel desenvolveu é de difícil compreensão. Ele próprio admitiu que “apenas um homem me entende, e mesmo ele não o consegue”. Durante sua vida ele produziu ideias sobre estética, filosofia da religião e sua famosa filosofia da história, fundamentada no processo dialético.
Vida
Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em Stuttgart, no dia 27 de agosto de 1770, foi um importante filósofo alemão do final do século XVIII e começo do século XIX. Foi o fundador do Hegelianismo que se baseava na ideia principal de que a realidade é capaz de ser expressa em categorias reais.Hegel dizia que as concepções filosóficas do passado eram sem vida, não históricas e tendenciosas. Por isso, defendeu a forte ligação entre História e Filosofia.Faleceu em 14 de novembro de 1831. Encontra-se sepultado em Dorotheenstädtischer and Friedrichswerder Cemetery,em Berlim na Alemanha.
Visão de Hegel sobre ética
Hegel foi um dos criadores do idealismo alemão e naturalmente da génese do que é chamado de hegelianismo. Seu cômputo historicista e idealista da realidade como uma Filosofia europeia completamente revolucionada