iddesenho
5381 palavras
22 páginas
Introdução ao DesenhoUniversidade de Fortaleza - UNIFOR
Centro de Ciências Tecnológicas
Curso de Arquitetura e Urbanismo
r1
r1
Prof. Antônio Martins da Rocha Jr.
Fortaleza, 2013
01
Apresentação
Este trabalho tem com principal objetivo oferecer ao estudante da disciplina
Introdução ao Desenho do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de
Fortaleza - UNIFOR um texto que desenvolve, de maneira clara, os mais importantes tópicos das construções geométricas, principalmente as planas.
A inclusão da referida disciplina na grade curricular do Curso de Arquitetura e
Urbanismo da UNIFOR tem várias justificativas.Começamos lembrando que o desenho, como ferramenta, foi gradativamente aprimorado ao longo da história e que tem sido muito importante para o desenvolvimento das civilizações. Até hoje, para resolvermos os principais problemas que afligem a sociedade e expressarmos com clareza as ideias, é necessário que compreendamos, além das linguagens verbal e simbólica, a linguagem gráfica.
O desenho estabelece um canal de comunicação universal para a transmissão da linguagem gráfica. É uma disciplina que visa desenvolver o hábito da observação, o espírito de análise, o gosto pela precisão, fornecendo ao aluno uma melhor compreensão do mundo de formas que nos cerca. Por outro lado, libera a criatividade e interliga as demais disciplinas, ajudando na compreensão de projetos com linguagem gráfica e na resolução de questões de natureza prática do cotidiano. Introdução ao
Desenho concretiza os conhecimentos teóricos da geometria plana e espacial, disciplina das mais importantes na formação do arquiteto.
Prof. Antônio Rocha Jr.
02
INTRODUÇÃO
Origem do desenho geométrico
Como linguagem de comunicação e expressão, o desenho antecede a escrita.
Através de gravuras traçadas nas paredes das cavernas, o homem pré-histórico registrou fatos relacionados com seu cotidiano. Não se sabe quando, ou onde, alguém formulou pela primeira vez,