Idade M dia
CONCEITOS DIVERSOS SOBRE A IDADE MÉDIA
A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. A Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.
Política
Prevaleceu na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.
Todo os poderes jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).
Sociedade
Jacques Le Goff e George Dubby, especialistas em Idade Média, dividem a sociedade da alta Idade Média em três grandes ordens. A primeira compreendia os integrantes do clero, que cuidavam da fé cristã, a segunda reunia os senhores feudais (nobreza), responsáveis pela guerra e pela segurança, a ultima ordem era aquela constituída pelos servos, que trabalhavam para sustentar toda a população.
A mobilidade social quase não existia. Rígidas tradições e vínculos jurídicos determinavam a posição social de cada indivíduo desde o nascimento.
A fim de obter proteção, os senhores feudais geralmente procuravam por outro senhor mais poderoso, jurando fidelidade e obediência. Chamava-se vassalo o senhor feudal que pedia proteção ao outro. Essa aliança deveria ser consolidada pelo senhor mais poderoso, o suserano, por meio de concessão de um feudo, que podia ser constituído de terras ou bens, ou de ambos, em troca de obediência recebida. Economia Medieval
A economia