Idade M Dia
Esse período, conhecido com Idade Média ou Idade das Trevas, iniciou-se em 476 e terminou em 1453.
No contexto histórico que começou na Europa, o Império Romano do Ocidente sofreu uma invasão bárbara, no século V, e houve uma decadência da cultura. Seus princípios eram diferentes dos pregados na arte greco-romana e essa arte se baseou no decorativismo, sem nenhuma preocupação com as figuras humanas. Até o governo de Carlos Magno a cultura greco-romana quase desapareceu.
Como o Império havia decaído, a Igreja começou a exercer sua influência sobre o Estado e o governo ficou nas mãos de Carlos Magno, um imperador do Ocidente, coroado pelo papa Leão III. No Império Carolíngio foram produzidos manuscritos ilustrados e também objetos de arte, criados nas oficinas relacionadas ao rei.
A Igreja Católica influenciou bastante na arte medieval. Ensinamentos da Bíblia eram reproduzidos nas pinturas, nos vitrais das igrejas, em livros e esculturas. Eles eram criados para ensinar a população sobre religião, pois a maior parte das pessoas eram analfabetas, sendo a educação, um privilégio apenas da nobreza. Depois da morte de Carlos Magno, as atividades culturais deixaram de ser o centro do Império, sendo realizadas apenas nos monastérios.
Arte Românica
A arte românica era um estilo artístico criado dentro de oficinas e surgiu nos séculos XI e XII, na Europa. Deixou vestígios de sua arte, principalmente, na arquitetura, que era uma das mais valorizadas no período, com a criação de grandiosas basílicas românicas que muitas vezes eram chamadas de fortaleza de Deus e castelos.
Arte Gótica
A arte gótica prevaleceu no século XVI quando os bárbaros invadiram o Império Romano. Era caracterizada pela criação das abóbadas de arcos cruzados, arcos quebrados, vitrais, dentre outros. Na pintura, o destaque maior eram a reprodução da realidade.
Esse período, conhecido com Idade Média ou Idade das Trevas, iniciou-se em 476 e terminou em 1453.
No contexto histórico que começou