Idade média - idade moderna
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Idade Média
2.1.1 Pensamento medieval
2.2 Idade Moderna
2.2.1 Pensamento moderno
4 CONCLUSÃO
1. INTRODUÇÃO
Ao abordar o assunto Idade Média e Idade Moderna procurarei mostrar a importância da compreensão destes dois períodos e entender o desenrolar das ações do homem no tempo e espaço destas épocas, principalmente a Idade Média ao ser denominada como “Idade das Trevas” pela “posteriori”,
Na Idade Média as pessoas confiavam muito na Igreja. Tudo o que os padres diziam era considerado verdadeiro, sem discussão. As coisas religiosas eram mais importantes do que tudo, e as pessoas tinham pavor de morrer e ir para o inferno. (SCHIMIDT, 1999, p. 23)
Já com o Renascimento surgem novas formas de vida, ocasionando uma crise social que culmina com a contestação das velhas tradições e o rompimento da ciência com a religião. O homem descobre que é capaz de decidir por si, sente-se livre e coloca-se na posição de centro do Universo, buscando objetividade nas suas experiências. O mundo deixa de ser sagrado para tornar-se num objeto de uso para o próprio homem, embora a crença em Deus permanecesse. O trabalho intelectual, neste período, torna-se mais intenso e individualizado; e a religiosidade, uma decisão íntima. (PRIMON et al., 2000)
Veremos através de duas imagens, uma da época medieval outra da época moderna, o pensamento medieval e o pensamento moderno em relação a sua maneira de viver e agir através de uma análise historiografia sucinta que poderá , pelo menos em parte, mostrar o homem medieval e o homem moderno.
2. DESENVOLVIMENTO
O feudalismo começou a ser formar depois da queda de Roma e o mesmo não acabou com o final da Idade Média. O feudalismo continuou existindo durante toda a Idade Moderna. A transição do feudalismo para o capitalismo foi uns dos episódios especiais em que a historia vira de cabeça para baixo. São momentos que aconteceram