idade moderna e contemporanea
CENTRO DE GRADUAÇÃO
PEDAGOGIA
IDADE MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Resumo
IRECÊ – BA
2013
IDADE MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Resumo
Trabalho apresentado à disciplina Historia da Educação I, segundo exigências avaliativas, do curso de Pedagogia da UESSBA – Faculdade do Sertão da Bahia; solicitado pelo professor Especialista Carlos Adolfo.
IRECÊ - BA
2013
A Idade Moderna aconteceu entre os séculos XV até XVIII. Seu início, segundo alguns historiadores, se dá no dia 29 de maio de 1453, data que registra a conquista turca de Constantinopla, mas ela não representa um consenso entre os historiados; outros estudiosos apontam outras datas para o início da Idade Moderna como: a viagem de Vasco da Gama às Índias ou a viagem de Cristóvão Colombo às Américas. Seu final acompanha a Revolução Francesa de 14 de julho de 1789 em que destacaram os principais acontecimentos da Idade Moderna como; as Grandes Navegações, Renascimento, a Reforma Religiosa, Absolutismo, Iluminismo e o início da Revolução Francesa.
A descoberta da América e as rotas comerciais com a África e a Ásia criaram as bases de acumulação de capital necessárias ao desenvolvimento do capitalismo no período histórico posterior. Entretanto, essas mudanças econômicas ocorreram à custa da vida de milhões de seres humanos, principalmente ameríndios e africanos escravizados. No aspecto religioso, o cristianismo católico deixou de deter o monopólio religioso na Europa com o advento da Reforma Protestante.
Entretanto, observam-se as quatro principais características da Idade Moderna, em que destacaram ao longo da historia como: capitalismo comercial, descoberta e conquista de novos territórios, a submissão das Américas ao imperialismo europeu, a formação dos Estados nacionais unificados sob o poder do rei absolutista, a igreja católica, a instituição mais poderosa da Idade