idade antiga
Foi no período compreendido entre a invenção da escrita, por volta de 4000 a.C., e o ano de 453 d.C., data da queda do Império Romano do Ocidente, que surgiram as grandes civilizações e impérios do passado.
Ainda dentro da Antiguidade há uma divisão, indicando uma Antiguidade Oriental, que abarcaria a área geográfica formada pelo norte da África e a Ásia, onde surgiram as sociedades da Mesopotâmia, como os babilônios e sumérios, ou mesmo os egípcios em torno do rio Nilo, na África.
Há ainda a indicação de uma Antiguidade Clássica formada pelas sociedades e impérios surgidos na Europa, principalmente os gregos e romanos. O termo clássico foi adotado em virtude da influência cultural greco-romana que sofriam historiadores europeus da época moderna, buscando afirmar uma afinidade entre os períodos históricos distintos.
Essas grandes civilizações das Antiguidades Oriental e Clássica são temas para vários dos artigos que compõem esta seção do site Mundo Educação.
Acesse os conteúdos e saiba mais sobre as ações humanas nesse período.
A centralização política transformou-se em uma solução para os graves problemas enfrentados por todas as classes sociais durante o processo de formação do Estados modernos.
Para a nobreza, era importante um poder que pudesse garantir segurança. Justamente por isso, John Locke, um dos precursores do Iluminismo, viria afirmar séculos depois que o Estado surgiu para garantir a vida e a propriedade privada.
O clero, além de possuir as mesmas preocupações da nobreza, também encontrara no Estado uma forma de manter sua hegemonia política e ideológica ao apoiar o Estado que surgira em torno da figura do rei.
Já a burguesia encontrou na própria centralização política o impulso para suas atividades comerciais. Aos poucos ia se transformando no principal parceiro econômico da monarquia