Idade Antiga
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ANA LUIZA SAMPAIO
IDADE ANTIGA
MACEIÓ
2015
ANA LUIZA SAMPAIO
IDADE ANTIGA
MACEIÓ
2015
Idade Antiga
A Idade Antiga ou Antiguidade foi o período da história que se desdobrou desde a invenção da escrita (4000 a.C. a 3500 a.C.) até a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.) e início da Idade Média (século V), foi marcado pelo surgimento das primeiras civilizações.
O processo de fixação e desenvolvimento das relações sociais ocorreu ao mesmo tempo em diversas regiões e foi definido pelo contato entre civilizações, bem como a integração de duas ou mais culturas na constituição de outra civilização.A Idade Antiga é dividida entre Antiguidade Oriental (Mesopotâmios, Egípcios, Hebreus, Fenícios e Persas) e Antiguidade Ocidental (Grécia e Roma).
Referindo-se a parte oriental, apontasse o desenvolvimento das milenares civilizações chinesa e indiana. Expandindo mais a oeste, há a formação da civilização egípcia e dos vários povos que dominaram a região Mesopotâmica. Aborda a história dos povos do Crescente Fértil, região abundante em água, na qual os homens das primeiras civilizações desenvolveram sua agricultura, baseada na irrigação. Também receberam a nomenclatura de civilizações hidráulicas. Formam essa região os rios Nilo, Eufrates e Tigre; e os mares Mediterrâneo, Vermelho e Cáspio. Os homens da Idade Antiga aprenderam a construir sistemas de irrigação e a controlar as secas e cheias dos rios, fato este que facilitou seu desenvolvimento, já que as águas, além de dar-lhes o alimento, fertilizavam as plantações, sua principal economia. Através das águas também desenvolveram seu calendário, marcando os dias de acordo com as secas e cheias.
Na Antiguidade ocidental, tem grande destaque, o surgimento da civilização greco-romana. A importância dedicada a gregos e romanos justifica-se pela intensa e visível influência que estes povos tiveram na formação dos vários