ICS Resumo Príncipe
Instituto de Economia
Resenha II
Livro “ O Príncipe” de Maquiavel
Capítulos: XV - XXI ; XXV - XXVI
Aluna: Ludmila Zamboni de Sá Vasconcellos
Professora: Monica Bruckmann
Matéria: Introdução a Ciências Sociais
16/09/2013
Considerações
Os capítulos são apresentados nas palavras de Maquiavel já de forma sucinta e objetiva, sendo cada parágrafo dos textos de teor altamente informativo e de igual importância em minha visão.
Questões Gerais
Maquiavel expõe nesses capítulos, de forma genial, os atributos, requisitos e outras questões relacionadas com a ação de reinar. As necessidades de comportamento e atitudes dos príncipes, suas causas e conseqüências, com grande apelo de conhecimento histórico e ainda a demonstração de inteira sensibilidade da verdade sobre a racionalidade e sentimentalidade humana e as sociedades da época.
O assunto é tão bem generalizado que ao ler os capítulos conseguimos facilmente criar analogias com os modelos de governança atuais, nos quais relacionamos basicamente os mesmo assuntos de relações do governo com a população até os dias de hoje. Hoje algumas das ações são mais conhecidas como estratégias e políticas adotadas pelos governantes, que embora englobem mais complexidade do que qualidades e estereótipo adotados pelos que governam, se baseiam nos mesmos pilares e principalmente adjetivos pessoais que Maquiavel descreve em alguns trechos.
Capítulo XV
Das razões pelas quais os homens e, sobretudo os príncipes, são louvados e vituperados
O capítulo busca destacar o comportamento ideal dos príncipes com súditos e amigos, e buscando diferenciar-se de outros autores sobre o mesmo tema, Maquiavel busca a verdade pelo fito das coisas, em detrimento do que aquilo que delas se venha a supor.
A idéia inicial trazida é a de que