ICA I Relatorio
Este trabalho vem falar sobre os relatórios contábeis de uma forma geral, pois os relatórios têm como finalidade transparecer sobre as demonstrações financeiras, sendo elas o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados ou a demonstração das mutações do patrimônio líquido, demonstrações de origens e aplicações de recursos e as notas explicativas, conforme exposto no CPC 00:
“O objetivo da elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro de propósito geral constitui o pilar da Estrutura Conceitual. Outros aspectos da Estrutura Conceitual – como o conceito de entidade que reporta a informação, as características qualitativas da informação contábil-financeira útil e suas restrições, os elementos das demonstrações contábeis, o reconhecimento, a mensuração, a apresentação e a evidenciação – fluem logicamente desse objetivo.”
Segundo a Lei 6.404/76:
Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
I - balanço patrimonial;
II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
III - demonstração do resultado do exercício; e
IV – demonstração dos fluxos de caixa; e
V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.
A seguir explicaremos cada uma delas:
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. (Em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/balancopatrimonial.htm>. Acesso em: 16 março 2015.)
A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses. (Em: