IAS 16 Imobilizado - Contabilidade Internacional
As normas internacionais de contabilidade (em inglês: International Accounting Standard, IAS, hoje conhecidas como International Financial Reporting Standards, IFRS) são um conjunto de pronunciamentos de contabilidade internacionais publicados e revisados pelo International Accounting Standards Board (IASB).
A meta da Norma IAS 16 é determinar um tratamento contábil para o imobilizado, de modo que as demonstrações financeiras possam diferenciar informações sobre o investimento em imobilizado e as mudanças nesse investimento. As principais questões na contabilização do imobilizado são os reconhecimentos de ativos, a determinação dos valores contábeis e os encargos de depreciação e perdas por redução no valor recuperável a serem reconhecidos em relação a eles.
Imobilizado são itens tangíveis que: são mantidos para uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, para aluguel a terceiros ou para fins administrativos; esperando que sejam usados durante mais de um período.
O custo de um item do imobilizado será reconhecido como ATIVO se, for provável que os benefícios econômicos futuros associados ao item fluirão para a entidade e o custo do item puder ser mensurado de forma confiável.
O custo de um item do imobilizado compreende o equivalente ao preço à vista na data do reconhecimento como ativo. A diferença entre o equivalente ao preço à vista e o pagamento total é reconhecida como despesa de juros ao longo do período do financiamento, exceto se esses juros forem capitalizados de acordo com a IAS 23.
Mensuração após reconhecimento será escolhido sua forma contábil, o modelo de custo ou modelo de reavaliação e aplicará essa forma a toda sua classe de imobilizado.
Modelo de custo após reconhecimento com o ativo , um item imobilizado será reconhecido pelo seu custo, menos qualquer depreciação acumulada e quaisquer perdas acumuladas por redução no valor recuperável.
Modelo de reavaliação após reconhecimento com o ativo , um item