As cinco Forças de Porter
Essa técnica foi criada em 1979 com a finalidade de auxiliar as empresas a analisar a competição que há no mercado em que atua frente á seus concorrentes. Estratégia pode ser definida por Montgomery e Porter (1998, p.3) como “a busca deliberada de um plano de ação para desenvolver e ajustar a vantagem competitiva de uma empresa”, portanto é através da determinação de uma estratégia competitiva que a empresa deverá estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam sua rentabilidade e atratividade.
Rivalidade entre concorrentes: a rivalidade entre os concorrentes é baseada no preço, pois existem variadas lojas que atuam no mesmo setor no qual a Madcentro atua, mercado moveleiro. Podemos enumerar alguns dos principais concorrentes: Léo Madeira, Madeiranit e Gonzales. Portanto, empresas que atuam nesse mercado competem por preço, porém a Madcentro diferencia-se apenas em seus modelos de entrega, de pagamento e pelo bom atendimento dado aos seus clientes, qualidade nos produtos e na entrega.
Poder de barganha dos fornecedores: a empresa em si não possui um poder de barganha alto frente à seus fornecedores, principalmente por eles serem muito grandes. Pensando nisso, a Madcentro faz parte de um grupo, GMAD, formado para obter poder de barganha frente à seus fornecedores, pois em reuniões periódicas o grupo analisa o que cada empresa necessita de material, soicitando todos os materiais, de cada empresa, em nome do grupo. Apresentando um maior volume de mercadorias a serem negociadas, os fornecedores viabilizam melhores condições ao grupo. Valendo ressaltar também, se há muitos fornecedores, qualidade do produto, o custo de mudança de forncedor entre outros apspectos.
Poder de barganha dos clientes: os clientes não apresentam poder de barganha sobre a empresa, principalmente por serem em suma maioria pequenos empreendedores ou clientes à procura de móveis. Valores só sofrem alterações no preço quando