As cinco forças de Porter
Entrantes potenciais(novos concorrentes): As empresas podem vir criando barreiras contra os novos entrantes potenciais, através de economias de escala e com diferenciações de seus produtos, criando redes de canais sólidos e de difícil acesso a novos concorrentes.
Rivalidade entre os concorrentes: As empresas são rivais em uma indústria porque disputam posições no mercado de atuação, sendo caracterizada por táticas como diferenciação de preços, batalha em publicidade, garantias ao cliente, aumento dos serviços e introdução de produtos. A empresa que tem mais flexibilidade no mercado com certeza terá mais chances de crescimento ou de sobrevivência.
Existência de produtos substitutos: São produtos que substituem outro numa mesma finalidade, podendo ter uma tecnologia melhor ou um menor custo. Eles em força competitiva representam uma ameaça para as empresas estabelecidas na indústria.
Poder de negociação dos clientes: para porter os clientes competem com a indústria forçando melhores tecnologias a preços mais baixos, jogando os concorrentes um contra o outro.Poder de negociação dos fornecedores: Está associado a importância que há para o mercado, quanto menor o numero de fornecedores mais forte é o seu poder para definir regras para as empresas que utilizarem seus insumos. E para Porter existem certas situações que caracterizam um fornecedor poderoso, os que possuem mais concentração do que a empresa para qual vendem, quando não enfrentam a concorrência de produtos substitutos, ausência de concorrência, quando a empresa não é um cliente importante para o grupo, ou quando o fornecedor é essencial para a empresa, e os produtos dos fornecedores se destacam...são diferenciados..
Essas cinco forças determinam em conjunto a lucratividade de uma indústria. A chave do negócio é definir que sua empresa fique menos vulnerável a esta força.