Ian M. Trabalho de Química Ambiental
Campus Pinheiro
Data: 22/10/2014
Curso: Meio Ambiente 1 Matutino
Disciplina: Química Ambiental
Aluno: Ian Moura Martins
Pinheiro-MA
2014
RESUMO DO ARTIGO DE DISTRUIBUIÇÃO DE METAIS PESADOS EM SEDIMENTOS DA LAGOA RODRIGO FREITAS
Trabalho apresentado para obtenção parcial, da disciplina de Química Ambiental, do curso de Meio Ambiente Matutino.
Pinheiro - MA
2014
Primeiramente a lagoa de Rodrigo de Freitas está localizada na cidade do Rio de Janeiro, e tem uma bacia hidrográfica de24km², e suas águas são predominantemente salobras, e ele tem uma abertura com um mar através de um canal, e que se essa lagoa não tivesse um contato com o mar, a água da lagoa ficaria assoreada, pois é uma água parada.
Durante uma pesquisa na Lagoa Rodrigues de Freitas nos meses de Maio e Julho, foi encontrados nos seus sedimentos metais pesados, entre eles estão : Fe(ferro) ,Al (alumínio),Hg(Mercúrio), Zn(Zinco) ,Pb (Chumbo), Cu(cobre), Cd (cádmio) , Cr ( crômio)e Ni(níquel).
Aprende algumas fases geoquímicas que são:
Fase trocável: compreende os íons dos metais associados com a superfície de troca dos argilominerais, óxidos de Fe e Mn e matéria orgânica, absorvidos na interface sólido/líquido como resultado de forças intermoleculares, relativamente fracas.
Fase oxidável: inclui os metais ligados á matéria orgânica e sulfetos. As substâncias húmicas são as principais componentes da matéria orgânica presente no sistema aquático.
Fase carbonática: inclui os metais coprecipitados aos carbonatos.
Fase redutível: nesta fase estão presentes o metais ligados aos óxidos de Fe e Mn.
Fase residual: caracterizado por conter os metais de origem natural, na fase dos silicatos, ligados ás redes cristalinas dos minerais. Percebe que através do processo de urbanização da cidade do Rio de Janeiro ,as características da Lagoa Rodrigo de Freitas