Iaas
Apresenta potencial de mudar tudo em TI, criando vantagens competitivas de forma inteligente, dinâmica e com custo compatível, aderindo de forma definitiva às necessidades do negócio. A Computação em Nuvem não representa uma tecnologia, mas sim um modelo de TI, que tem como base serviços e não produtos, e os seguintes princípios:
A arquitetura de uma plataforma de computação em nuvens pode ser separada por camadas de serviços que podem ser comparadas com as camadas tradicionais de hardware e software. Existem basicamente três modelos de serviços.
Visão do Usuário Final
No SaaS, o usuário não administra ou controla a infraestrutura subjacente, incluindo rede, servidores, sistemas operacionais, armazenamento, ou mesmo as características individuais da aplicação, exceto configurações específicas.
Visão do Desenvolvedor
Ambiente para a hospedagem, manutenção e controle de aplicações. Oferece a infraestrutura de alto nível para implementação e testes de aplicações na nuvem, através de ambiente já montado de desenvolvimento contendo todas as ferramentas de desenvolvimento e colaboração necessárias.
Visão do Arquiteto de Rede
Responsável por prover toda a infraestrutura necessária para os demais modelos.
Fornece infraestrutura completa contratada como serviço
Ao invés de adquirir servidores, software, espaço em data center, os clientes usam estes recursos como um serviço totalmente terceirizado sob demanda.
Do ponto de vista de interação entre os três modelos de serviços, a IaaS fornece recursos computacionais, seja de hardware ou software, para a PaaS, que por sua vez fornece recursos, tecnologias e ferramentas para o desenvolvimento e execução dos serviços implementados, a serem