Ia - conceitos iniciais
AULA INICIAL
O que fazer perante novas idéias?
Tome uma atitude e três ações:
Atitude: não faça pré-concepções e nem desenvolva preconceitos.
Ação 1: verificar a consistência lógica (ausência de contradições) das idéias. Essa consistência pode ser absoluta ou relativa. Ação 2: verificar a existência de contradições entre as idéias e o que pode ser observado no mundo. Uma coisa são os fatos e outra coisa é a interpretação (julgamento) do fato. Ação 3: verificar o poder que essas novas idéias têm de satisfazer alguma demanda específica por novos conhecimentos (pode demandar grande envolvimento com as idéias e suas derivações). Não é razoável buscar uma teoria que seja absolutamente abrangente e que explique tudo.
Histórico da IA
Pré-História da IA (autômatos) Gestação da IA (1943-1956) Entusiasmo inicial, grandes expectativas (1952-1969) Uma dose de realidade (1966-1974) Sistemas baseados em conhecimento (1969-1979) Uso comercial da IA (1980-1988) Retorno das redes neurais e eventos recentes (1986-presente)
Histórico
2ª grande Guerra Mundial (década de 40); análise de balística, projetos de construção quebra de códigos e de computadores cálculos para projetar a bomba atômica.
Após a guerra, a diversidade de aplicações estimulou
pesquisas de software, hardware e linguagens de programaçã0.
Autômatos
Ramo da ciência da computação que estuda as máquinas
de estados finitos, através de suas representações matemáticas. Estão presentes nas escadas rolantes, nas portas automáticas, nas caixas multibanco, nos elevadores, nos semáforos, no controlo da iluminação, nos edifícios inteligentes, nas linhas de montagem das fábricas e, de uma maneira geral, nas instalações onde é necessário implementar um processo de manobra, controle, sinalização ou outros.
O autômato é, por excelência, a "máquina" responsável pelo comando dos sistemas automatizados.
Histórico
1956: