Hálux
O hálux se localiza na borda do antepé, é na maioria das vezes é o dedo maior e mais longo do pé, esses dois fatores torna-o, dentre das fraturas que acometem os dedos do pé, o que causa a maior incidência de traumas diretos, em geral por hiperextensão das falanges.
As lesões que envolvem o hálux entre as mais frequentes são: luxações da articulação interfalângica (em geral com desvio plantar) e luxações com desvio dorsal, raramente necessitam de tratamento cirúrgico, devido a sua fácil reditibilidade. Podem ser classificadas ainda em: A) fraturas por avulsões osteoligamentares (traumas em extensão e lateralização da falange) e as B) fraturas inter-articulares (cominutas e com “afundamento central”.
As lesões por avulsões apresentam desvio importante e requer um tratamento operatório, a maioria dos pacientes acometidos são esportistas. Essa lesão também causa uma instabilidade da articulação do hálux, e essa instabilidade pode causar perda da força de impulsão, o que dificulta a prática esportiva. As avulsões está associada ao hálux valgo interfalângico o que determina o aumento da deformidade.
A presença do fragmento avulsionado na face medial do hálux é fator determinante de calosidades e bursites, provocado pelo uso do calçado.
Uma outra fratura é conhecida como incongruência interfalângica e metarsofalângica, quando não tratadas evolui para artrose, bursites e calosidade.
É sabido que de um modo geral as fraturas dos dedos do pé, são muito frequentes, porém, recebem um tratamento pouco atencioso, o que determina o surgimento de dor, calosidades, dificuldade no uso de calçados, etc.
A cirurgia como tratamento dessas