apostila experimental quimica geral unicamp
INSTITUTO DE QUÍMICA
QG 100 - QUÍMICA
Aulas Práticas
2013
Experimento 1
Investigando um Ovo
Introdução
Pesquisas relacionadas à fertilidade de espécies ovíparas envolvem dados sobre os seus ovos. Comparações entre densidades, volumes e áreas das superfícies das cascas de ovos produzem dados importantes para esses estudos, significativos para a biologia. No entanto, muito raramente nos atemos a observar esse objeto tão diferente e ímpar na natureza. Qual seria o volume correto de um ovo? Como saber a sua relação área/volume?
Há uma fórmula matemática, como existe para um cilindro ou um cubo, que se aplique a alguma medida do ovo e que permita determinar seu volume e sua área superficial?
Experimentalmente, sem quebrar o ovo ou perder sua forma (análise não destrutiva), como seria possível medir o volume e a área superficial de um ovo?
Este primeiro experimento destina-se a responder parte dessas perguntas. Mas, embora o ovo seja um objeto interessante em si, a maior motivação para este experimento é ter um primeiro contato com as ferramentas disponíveis no laboratório e estimular a criatividade. Para isto, serão efetuados alguns procedimentos simples e usados conhecimentos fundamentais de matemática, algumas informações da literatura e imaginação. Material
Ovo
Seringa
Embalagem plástica
Termômetro
Paquímetro
Béquer de 100 mL
Procedimento
1. Pese a embalagem plástica, bem seca e com sua tampa, em uma balança analítica
(quatro ou mais dígitos após a vírgula).
OBSERVAÇÃO: Utilize sempre a mesma balança durante todo o experimento.
2. Em seguida, pese a embalagem tampada e completamente cheia de água. Verifique que não haja qualquer bolha de ar em seu interior. Use uma seringa para completar totalmente o volume da embalagem. Aconselha-se usar água destilada, porque a da torneira contém uma grande quantidade de bolhas.
OBSERVAÇÃO: Há um pequeno furo no fundo da