Hábitos e Costumes da Província da Huíla
A Huíla é uma província do Sudoeste de Angola, constituída por 14 municípios, e 40 comunas, cuja capital é a cidade de Lubango, com 75.000 habitantes (senso realizado em 2004). Confinada pelas províncias do Namibe (a oeste), Benguela (a noroeste), Huambo (a norte), Bié (a nordeste), Kuando-Kubango (a este), Cunene (a sul).
A província de Huíla tem uma superfície de 75.002 km2, e uma população estimada em 938.000 habitantes (senso realizado em 2004).
2. Desenvolvimento
2.1 Actividades da província
A agricultura, a silvicultura e a pecuária são as principais actividades da província que, no entanto, são afectadas, não só pela escassez de população activa, que se refugiou em outras províncias devido à guerra e à seca, como também pela falta de ferramentas, e tecnologias modernas, e também pela irregularidade e escassez de pluviosidade, que condiciona as produções agrícolas e pecuárias.
Na agricultura, produz-se essencialmente algodão, banana, batata, cana-de-açúcar, batata-doce, feijão, milho, soja, tabaco, girassol, goiaba, trigo, manga, sisal.
A pecuária, que se ressentiu do impacto da guerra, centra-se na criação de gado caprino e bovino.
Na indústria, ocupam lugares de destaque os materiais de construção, a química, o tabaco, a madeira e o mobiliário. As trocas comerciais, que se realizam artesanalmente, em mercados e feiras, estão a ser relançadas por iniciativas de privados.
2.2 Atracções turísticas
Quanto as atracões turísticas, destaca-se:
• A fenda e a cascata de Tundavala (perto de Lubango);
• O Parque Nacional de Bicuar (com 7.900 km2), onde predomina o búfalo negro;
• A Serra da Leba, conhecida por Morro da Chela e o serpentear da estrada que a atravessa;
• As quedas de Hunguéria (de difícil acesso) ;
• E o artesanato da região, que reflecte o património sociocultural dos Muílas.
2.3 A sua capital
Lubango, denominada por Sá da Bandeira até o ano 1975, é a