Há no Brasil a cultura de avaliar os resultados de suas políticas públicas? Justifique seu posicionamento.
A impressão que se tem sobre a implantação das políticas públicas, é que elas são implantadas pelo calor do momento; atendendo à finalidade para a qual são criadas, mas que, posteriormente, ocorre um fato, que na teoria geral dos sistemas chama-se de desgaste dos objetivos, gerado quando o motivo que criou a demanda deixa de ser crítico e passa para uma situação tolerável deixando de ser incomoda politicamente e nesse momento passa a política publica para o segundo plano.
Em exemplo do que estou dizendo posso citar o caso da boate kizz, onde, em um incêndio morreram mais de 200 pessoas chamando a atenção da sociedade e governo para os critérios e órgãos fiscalizadores da segurança predial para com o público que a que se destinam os estabelecimentos comerciais. Fato esse que foi uma das maiores tragédias do país e que por isso gerou uma campanha de fiscalização em todas as casas noturnas e de estabelecimentos que trabalham com o público massivo, em prol mais segurança e seguimento rígido às normas exigidas para cada atividade.
Nessa época, os jornais noticiaram inúmeras casas noturnas sendo fechadas por falta de segurança, porém, passada a temporada de caça às bruxas, tornase tudo como era antes e fica-se esperando quando outra tragédia ira exigir uma nova fiscalização.
No meio administrativo municipal, quase sempre, não há castro ou registro de problemas causados pela falta de ação do poder público e quando o problema vem à tona, esse é sempre tratado de forma contingencial; não se tornando uma obrigação perene de governo objetivando a solução definitiva do
problema.