avaliação em larga escala
Aluna: Mayara Caetano
Peso: _________
1. Qual a diferença entre a avaliação de sistemas, redes, unidades escolares e avaliação da aprendizagem?
A avaliação que é aplicada aos sistemas, redes e unidade escolares tem por base, estimar o comportamento dos alunos diante dos conteúdos passos em sala de aula através de provas padronizadas. Assim, o grupo de resultados de desempenho dos alunos de uma escola produz uma avaliação da escola e o conjunto dos resultados das escolas produz uma avaliação do sistema em geral.
Segundo Luckesi (2000), a avaliação não é a tirana da prática educativa. A avaliação da aprendizagem, por ser avaliação, é amorosa, inclusiva, dinâmica, construtiva. A avaliação inclui, traz pra dentro; os exames selecionam, excluem, marginalizam.
A avaliação da aprendizagem é um ato subsidiário, uma vigilância pacífica, com o objetivo de obter resultados satisfatórios no caminho do desenvolvimento de cada aluno, a avaliação da aprendizagem não é algo meramente técnico. Envolve auto-estima, respeito à vivência e cultura própria do indivíduo, filosofia de vida, sentimentos e posicionamento político.
2. A partir da análise dos sites e das observações trazidas pelos textos lidos, quais são os pontos fortes das avaliações em larga escala realizadas no Brasil?
As avaliações em larga escala procuram identificar habilidades que indiciam, apesar das diferenças contextuais e de seus condicionantes, o que a escola pode fazer, visando à ampliação dos saberes de seus alunos.
Elas podem contribuir para a formulação de questões fundamentais, referentes aos processos de gestão do sistema, da escola e da sala de aula, desde que sejam dimensionados seus limites e consideradas as múltiplas variáveis envolvidas na construção do sucesso e do fracasso escolar.
3. Quais seriam seus pontos fracos?
É o uso de provas padronizadas no contexto de avaliações referentes a políticas de responsabilização