HYPERMARCAS S
ANA CAROLINE DE OLIVEIRA
ANDREIA DITKUN
BRUNA FERRAREZI
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
HYPERMARCAS S.A.
Analises Dupont e Termômetro de Insolvência
Professor: Mario de Lima
CAMPO MOURÃO, OUTUBRO DE 2014
Introdução
Esta pesquisa tem como objetivo levantar informações para realizar uma análise econômico-financeira da empresa Hypermarcas S.A, um conglomerado brasileiro, com sede em São Paulo, fundado em 2001 controlado por Igarapava Participações S.A. através de uma agressiva política de aquisições, além de estratégias de marketing. Tornou-se uma das maiores proprietárias de marcas do país, sendo atualmente a maior empresa de bens de consumo no Brasil, e desde 2010 também o maior laboratório farmacêutico Brasileiro, após subsequentes aquisições realizadas ao longo do ano.
Para esta análise faremos o uso de ferramentas que transmitem informações sobre a saúde patrimonial da empresa. São elas o Fluxograma do Método Dupont, Análise de Rentabilidade e ainda o Termômetro de Insolvência.
Fluxograma do Método Dupont:
A fórmula Dupont demonstra a possibilidade de mensurar os resultados financeiros obtidos pela empresa que está servindo base para a análise. Sabe-se que no mundo corporativo a informação é um dos itens mais valiosos. O poder da informação é algo inquestionável. Neste momento a informação contábil aparece como a mais confiável das fontes de informação organizacional. O sistema contábil abrange o processo de registro dos eventos econômicos com a principal finalidade de organizar, resumir informações que possam ser consultadas a qualquer tempo e que forneçam o perfil econômico em um determinado período ao longo do ciclo de vida do negócio. Assim, objetivo não somente analisar a situação financeira da empresa em questão, mais sim traçar um panorama do