hurricane
DAVID JUNIOR ROSA ZAMBOTI
HURRICANE
O FURACÃO
São Paulo, 08 de maio de 2014.
“Esta é a história de Hurricane, o homem que as autoridades vieram a culpar. Por algo que ele nunca fez. Posto na prisão, aquele que poderia ter sido campeão do mundo”. Bob Dylan.
TEMAS
1. DISCRIMINAÇÃO RACIAL
2. ABUSO DE PODER
3. DETERMINAÇÃO
4. ESPERANÇA
5. TRANSCENDENCIA
6. SENHOR DO TEMPO
7. LIBERDADE
DISCRIMINAÇÃO RACIAL
A discriminação racial é algo em evidência ao longo do filme.
Rubin Carter foi condenado a três prisões perpétuas por um crime que não havia cometido. Ele e seu amigo John Artis, o qual recebeu a mesma condenação, transitavam nas proximidades de um bar onde dois homens e uma mulher foram assassinados a sangue frio e, ao que tudo indica, por dois negros. Uma das testemunhas, em um depoimento duvidoso, afirmou ter visto Carter no local do crime, o que corroborou para sua condenação.
Desde jovem, Rubin Carter já sentia o peso das injustiças cometidas pelo sistema, bem como as consequências de estar inserido numa sociedade onde só os brancos podem alcançar o sucesso e negros são tidos como criminosos.
Esses conflitos demonstram uma realidade vivida por muitos ao decorrer dos tempos, a história de Rubin Carter se passou na década de 60, mas ainda hoje podemos observar que o racismo é algo presente na sociedade, mesmo que de forma diminuída.
Apesar de nossa evolução cultural, social e econômica, ainda há quem julgue o outro não só pela raça, mas também por suas origens, condições, etc. Atualmente a justiça encara e penaliza tais conflitos de maneira diferente de como era há décadas atrás, podemos observar também, políticas públicas como maneira de atenuar as desigualdades existentes. Mas infelizmente, tais medidas não foram suficientes para extinguir a discriminação racial.
É possível observar também, a discriminação dos negros perante os brancos. O pré-conceito de que todos os