Humilhação social
Introdução
Esta atividade traz à tona o estudo detalhado de dois diferentes temas ligados à desigualdade social, ambos possuindo a mesma influência na vida da população, tanto brasileira, como mundial: o Bullying e a Homofobia.
Humilhação Social: Contexto
A Humilhação Social consiste em uma modalidade de trauma e angústia, disparados pelo tamanho impacto da desigualdade entre classes. A desigualdade experimentada do lado de fora é internalizada como sofrimento, a qual muitos já estão habituados.
Uma enorme hierarquia rege nossa sociedade, levando cada um dos humilhados a quedas emocionais, tais como a depressão, quais insistem em agredi-los incessantemente. Daí surge a famosa submissão.
Além de fato psicológico traumático, hoje em dia essa atitude é motivo de estudos científicos e filosóficos, em busca do real motivo pelo qual esta insiste em assombrar cada um dos seres humanos constantemente.
Formas de Humilhação: Homofobia
Homofobia trata-se do preconceito contra homossexuais, ato que vem atingindo grupos alternativos de Gays e Lésbicas. Esta prática é completamente adversa ao livre arbítrio, onde cada um dos indivíduos possui o direito de viverem a vida que querem.
Em pleno século XXI, ainda existem aqueles que discordem e não admitam a opção sexual alheia, partindo da ignorância de seu “odiar” para o ato violento, não só físico, como psicológico, ferindo toda e qualquer integridade das vítimas de tal preconceito.
O tema homofóbico, desde os primórdios, é um ato de plena repercussão. Estamos em constante contato com fatos de brutalidade contra aqueles que optam por suas próprias orientações sexuais, desde as novelas, até na rua de nossa própria casa. E ainda sim, perdemos as contas das tentativas falhas de encaixá-los na sociedade atual através da mídia, levando-nos a certeza de que tal preconceito jamais será erradicado.
Enquanto a homofobia for assistida e aplaudida por grande parte da sociedade, esta se tornará um