Humildade Cientifica
Analogamente, POPPER diz que toda teória deve ser refutada, que há possibilidade de não ser uma verdade absuluta. Atravês de observações ao longo do tempo, provadas através de testes, recriam-se novas teórias no campo da ciência. As “verdades”, por mais brilhantes que sejam, apenas funcionam dentro de certos limites. Sempre existirão fenomenos que não poderão ser explicados pelas actuais teorias. Novas revoluções científicas irão acontecer e visões de mundo irão se transformar.
Quer SOCRATES, quer POPPER, ambos admitem que o que a ciência tem limites e que a sua prática e os cientistas que a praticam tambem tem limites. A ciência tem que ser humanizada. O Homem precisa de confessar a sua supresa ao deparar-se com um Universo aparentemente cada vez mais misterioso. Precisa de ser mais humilde ao declarar o quanto sabe sobre o mundo, não se esquecendo do quanto não sabe.
Paradigma, segundo Kuhn, é um conjunto de suposições teóricas gerais, leis e técnicas para a aplicação dessas leis; compartilhadas por uma determinada comunidade cientifica. Reciprocamente, uma comunidade científica consiste em homens que compartilham um mesmo paradigma. É o paradigma que coordena e dirige a actividade de grupos de cientistas que nele trabalham. Para além de leis estabelecidas, suposições teóricas e formas de aplicar essas leis, o paradigma inclui igualmente os instrumentos necessários para que as leis do paradigma suportem o mundo real.
5. SOCRATES, ao afirmar que “ só sei que nada sei”, conclui que a sabedoria