humanização e cuidado
(AULA 1)
Disciplina: Humanização da Assistência
Professor: Fabiano Bitencourt Lima
1º semestre/ 2014
O QUE É HUMANIZAR?
Segundo
Minayo
(2008), significa acreditar na intersubjetividade (relação uns com os outros e que somos todos iguais), compreensão (entender o mundo e a situação do outro como algo significativo) e aceitar a racionalidade e intencionalidade do outro (cada indivíduo tem a capacidade de planejar sua vida).
“É a prática do humano. Logo, como humanos o que realizamos é humano, sendo, portanto, próprio ao ser humano visar o bem estar da humanidade, tanto individual como coletivamente, isso é o verdadeiro sentido de humanizar” (CORBANI; BRÊTAS; MATHEUS, 2009, p. 350).
HUMANIZAR
É praticar a natureza humana (humanidade) em toda sua essência e inclui o exercício de atitudes e valores como:
Benevolência;
Clemência;
Compaixão;
Consideração;
Amizade;
Amor (em todas suas dimensões);
Respeito;
Dentre outros.
É a capacidade do homem exercer sua humanidade tanto na sua pessoa quanto na pessoa do outro. Deve ser feito sempre como um fim e nunca como um meio, isso nos diferencia dos animais.
HUMANIZAR
Resumidamente:
É a sujeição do ser ao ter;
Valorização da pessoa e não das coisas;
Minimização do “eu” e maximização do “nós”.
Nessa perspectiva, o cuidado segundo Corbani;
Brêtas; Matheus (2009) possui um valor existencial básico para o ser humano quanto a questão de humanizar.
CUIDAR
Se caracteriza como uma relação de ajuda, cuja essência constitui-se em uma atitude humanizada, apoiando o cuidado em uma relação inter-humana.
Assim, a partir da correlação existente entre o cuidar/humanizar pode-se dizer que o cuidar é a capacidade do ser humano exercer sua humanidade.
Deste modo, o cuidado é “um fenômeno que é a base possibilitadora da existência humana enquanto humana o cuidado acompanha o ser humano enquanto