humanização uti
ADRIANO ANDRADE
ARIANA MARIA CARVALHO
ELOISA TROMBETTI
HUMANIZAÇÃO NA UTI
GUARULHOS
2008
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
ADRIANO ANDRADE
ARIANA MARIA CARVALHO
ELOISA TROMBETTI
HUMANIZAÇÃO NA UTI
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no Curso de Enfermagem da Universidade de Guarulhos como requisito para a obtenção do Grau de Bacharel em Enfermagem orientado pela professora .....
GUARULHOS
2008
DEDICATÓRIA
Adriano
Dedico esse trabalho a minha esposa e filhas que me incentivaram para a conclusão deste curso.
Ariana
.
Eloisa
Dedico esse trabalho ao amor de minha vida Flavio Marcelo Trombetti.
AGRADECIMENTOS
RESUMO
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) traz a lembrança de um ambiente frio, assustador e de risco iminente de morte. Humanizar a assistência de enfermagem significa oferecer ao paciente o tratamento que merece como pessoa humana (humanizar = tornar humano), não focalizando sua patologia. Cuidar é o sentido maior da enfermagem. Envolve zelar pelo bem estar e pela saúde. Realizou-se a revisão bibliográfica tendo como fontes ....., onde o levantamento foi feito da busca ativa de livros sobre o tema. A humanização é muito falada e pouco vivida. Os profissionais se preocupam em prestar um atendimento com alta tecnologia associando a minimização dos sentimentos do paciente como tensão, angústia e ansiedade, que muitas vezes são causadas pelo próprio ambiente da UTI.
Muitas vezes a linguagem difícil acaba excluindo a participação dos pacientes, e para se sentir bem, que seus conhecimentos, crenças e experiências sejam respeitados. Esses fatores estão relacionados com o conforto físico e a sensação de bem-estar e podem interferir na recuperação do paciente.