Humanismo
Humanismo foi á época de transição entre a Idade Média e o Renascimento. Foi quando o ser humano passou a ser valorizado. Trata-se de um conjunto de ideias que valorizam as ações humanas e valores morais. Estão relacionado com generosidade, compaixão e preocupação em valorizar os atributos e realizações humanas.
Foi também a época em que surgiu a burguesia. Com essa nova classe social muitas pessoas que moravam no campo se mudaram para as cidades, com isso o feudalismo desapareceu.
Surgiram as Grandes Navegações. A religião começou a decair, o teocentrismo deu lugar ao antropocentrismo, no qual o homem passou a ser o centro do universo e não mais Deus.
A filosofia humanista oferecia novas formas de reflexão sobre as artes, às ciências e a política, revolucionando o campo cultural e marcando a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.
Nas artes plásticas e na medicina, o humanismo esteve representado em obras e estudos sobre anatomia e funcionamento do corpo humano.
Nas ciências, houve grandes descobertas em vários ramos do saber como a física, matemática, engenharia, medicina, etc., que contribuíram para um levantamento concreto da história da humanidade.
2 CONTEXTO HISTÓRICO
No final do século XV, a Europa passava por grandes mudanças (expansão marítima, desenvolvimento do comércio, surgimento de pequenas indústrias, surgimento dos burgueses, etc.). Os humanistas estudavam a cultura clássica antiga, alguns eram ligados à igreja, já outros eram artistas. Eles foram muito importantes para o humanismo, pois mostravam ideias e novos conceitos, e valorizavam os direitos dos cidadãos.
Em Portugal, o humanismo influenciou: nos efeitos mercantilistas, a conquista de Ceuta (1415), a manifestação da imagem poética, e o fim do Trovadorismo. A partir do Humanismo, que a crônica e à prosa histórica se tornaram promissora. A filosofia desponta como uma atividade intelectual renovada. Virgílio, Aristóteles, Cícero e Horácio