Humanidades
ALTEMAR VINICIUS
DESIRÉE GOMES
JOSINEI LINS
LIANA COSTA PAULO BOAVENTURA
VITOR SOUZA
ORÇAMENTO DE DESPESAS ADMINISTRATIVAS, FINANCEIRAS E LOGÍSTICAS
Salvador
2013
ALTEMAR VINICIUS
DESIRÉE GOMES
JOSINEI LINS
LIANA COSTA PAULO BOAVENTURA
VITOR SOUZA
ORÇAMENTO DE DESPESAS ADMINISTRATIVAS, FINANCEIRAS E LOGÍSTICAS
Trabalho desenvolvido sobre orçamento de despesas administrativas, financeiras, logísticas, apresentado ao Centro Integrado Estácio da Bahia, como parte da nota da Avaliação AVII da matéria Orçamento Empresarial, ministrada pelo professor Laerton de Andrade Lima..
Salvador
2013
Introdução
Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, inclusive também podemos aplica-lo na gestão financeira familiar.
A necessidade de orçar é tão antiga quanto à humanidade. Os homens das cavernas precisavam prever a necessidade de comida para os longos invernos; com isso desenvolveram práticas antigas de orçamento. Há vestígios de práticas orçamentárias formais até mais antigas que a origem do dinheiro.
Orçamento empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa através da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais. Entende-se que o universo empresarial está em busca de garantir que as decisões sejam realmente executadas. A gestão das organizações tem 3 elementos importantes, como o planejamento, a execução e o controle. Em termos gerais considera-se que quanto mais o profissional sobe na estrutura organizacional, maior o seu esforço para o planejamento dos negócios.
Inversamente, se descermos na estrutura organizacional, maior seria o esforço dedicado ao controle. Por essa visão estar ligada a questão decisória, ou